Dicas para organizar quarto infantil

37 Flares Twitter 0 Facebook 34 Google+ 0 Pin It Share 3 37 Flares ×

Dicas para organizar quarto infantil

Bolas, bonecas, jogos, carrinhos, apitos, livros, ursinho de pelúcia…uff…você vai andando pelo quarto de seus filhos e a cada passo um tropeço, um suspiro. Se a bagunça é inevitável, como organizar quarto infantil de forma que os brinquedos e demais objetos fiquem guardadinhos quando não estão sendo utilizados? Isso é uma tarefa que exige dedicação dos pais, e compromisso dos filhos, mesmo que ainda novinhos.

Quem tem filho sabe, os brinquedos vão só aumentando e com eles a bagunça vai se instalando. E à medida que vão crescendo a tendência é que a situação se torne mais crítica, já que dificilmente os pequenos irão querer doar seus parceiros de uma vida.

A consciência com a organização começa desde cedo

Organizar quarto infantil ensinando as crianças

Pais e educadores sabem que crianças são excelentes aprendizes. E não seria diferente neste caso. Portanto, quanto mais cedo e depressa começarem a sentir gosto pela organização, mais rápido terão prazer em arrumar sua própria bagunça.

Para começar, de maneira lúdica, que pode ser até através de um teatrinho, demonstre à criança como é legal ter um espaço para guardar os brinquedos, que assim poderá tê-los por muito mais tempo, e que você ficará muito feliz em poder contar com essa ajuda.

Desta forma, desde bem pequenos, irão começar a conviver com alguns deveres, tais como os de organizar e cuidar de suas coisinhas.

Organizando quarto infantil: da conversa à solução prática

Organizando quarto infantil

Bem, o primeiro e mais importante passo foi dado, mostrar ao seu filho como essa parceria é importante para os moradores da casa. Agora é encontrar alternativas interessantes que permitam que sua casa fique organizada e que seus filhos tenham seus momentos de lazer.

Organizar quarto infantil pode parecer uma tarefa difícil, mas muitas são as formas de acabar com a bagunça, basta escolher o que mais se adapta ao seu espaço. Limites de espaços para brincadeira e bagunça devem ser umas das primeiras noções de ordem.

Boas opções para organizar quarto infantil

Organizando quarto infantil com prateleiras e caixas transparentes

Caixas transparentes podem ser ótimas aliadas na organização do quarto infantil. Elas facilitam e harmonizam a organização, inclusive dando aquela ajudinha para a criança encontrar determinado brinquedo, evitando a formação de uma pequena bagunça já no início das brincadeiras.

Prateleiras com organizadores são outra boa opção. Elas podem ter cores diferentes e serem identificadas pelo tipo de brinquedo, como por exemplo de montar, bonecas, bichos de pelúcia. É interessante aproveitar o espaço existente debaixo das camas para guardar brinquedos pequenos ou o que quiser. Inclusive este espaço embaixo da cama também é ótimo para guardar os lençóis infantis e demais roupas de cama.

E os livros infantis tem lugar especial

Organização de livros no quarto infantil

O investimento em leitura tem retorno certo, e para os papais que gostam deste tipo de incentivo nossa dica é que sempre fiquem na altura das crianças para que elas possam ter fácil acesso. Guarde por ordem de tamanho: do maior para o menor.

Já para as miudezas como revistas em quadrinhos, figurinhas o interessante seria guardá-las em uma sapateira, de preferência transparente, suspensa atrás de uma porta. E para terem sempre em mão, claro, é bacana deixar ao alcance deles. Lembre-se de considerar capacidade de acesso aos pequenos quando buscar soluções para organizar um quarto infantil.

Para os mais crescidinhos

Já para as crianças maiores, já na fase de pré-adolescência, os nichos da parede funcionam bem para guardar os DVDs, CDs, revistas e etc.

E para finalizar, uma dica fora do tema organização, mas que ajuda a valorizar o esforço das crianças e incentivá-las ainda mais no seu desenvolvimento: pendurar os trabalhinhos mais significantes para eles. Pegue alguns grampos de roupa, cole neles uma fita dupla face e grude-os na parede. Dado esse passo, é hora da criançada comemorar a arrumação do quarto! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

37 Flares Twitter 0 Facebook 34 Google+ 0 Pin It Share 3 37 Flares ×